Adicione aos Favoritos


Seja muito bem vindo(a)! 

         Pesquisa: 







Sistema Imunológico X Exercícios Físicos

Sistema Imunológico X Exercícios Físicos




O sistema imunológico se altera com o exercício físico?


SIM é a resposta. Existe um exame chamado leucograma, que é o componente do exame de sangue que estuda especificamente os glóbulos brancos (ou leucócitos), que vão compor o sistema de proteção do organismo humano.
  Alguns estudos já verificaram que o exercício físico moderado ou de alta intensidade promove um aumento na concentração de leucócitos na circulação, em um processo chamado de leucocitose, verificada durante e após o exercício.
 
A prática de exercícios físicos pode provocar um stress muscular, especialmente quando atividade é prolongada e intensa. Nesse momento, uma resposta inflamatória é iniciada por parte do músculo lesionado, o que é confirmado, principalmente, pelo aumento do número de leucócitos no sangue, movimentação de fluídos e de proteínas plasmáticas.
 
A leucocitose provocada pelo exercício pode estar relacionada com a intensidade e duração do exercício, e pode ser atribuída aos elevados níveis de catecolaminas, bem como aos altos níveis de cortisol sanguíneo. O aumento do número de leucócitos no músculo exercitado começa aproximadamente 5 horas após, e continua até 24 horas depois do exercício.
 
O stress causado ao músculo durante o treino vai gerar uma adaptação do organismo ao exercício, assim quando o indivíduo se adapta ao treinamento, aquele mesmo exercício vai causar uma menor lesão do que antes. Durante esse processo de adaptação ao treinamento, é importante que o atleta ou o desportista tome ainda mais cuidado com a imunidade para que não venha a desenvolver nenhum tipo de infecção que certamente prejudicará seu desempenho, pois no período pré-adaptação o desgaste do organismo e do sistema imunológico é muito intenso.
 
Algumas dicas para isso são a ingestão de líquidos, a ingestão de porções generosas e variadas de frutas e verduras diariamente e também o uso de suplementos específicos para a melhora do sistema imunológico, como a glutamina por exemplo.


Imprimir






Gostou?



   Google+

http://www.maisbelas.com.br - Todos os Direitos Reservados 2017.